O design e a arquitetura multiespécie, movimento que ganha força à medida em que as preocupações e novas políticas ambientais avançam, inspiram produtos híbridos, que mesclam diversos tipos de material criando novos padrões e conceitos mais exclusivos e criativos.
Pensando na tradicional azulejaria marroquina reinterpretada com novas possibilidades da impressão digital, a Decortiles apresenta a série Village, parte da coleção 2023: ‘Terras’. Levando em consideração elementos cotidianos e naturais que, combinados, constituem a vida como conhecemos, a novidade é uma homenagem ao princípio da criação.
Inspirada no Jardim de Majorelle, um jardim botânico em Marrakesh, no Marrocos, e muito famoso por suas cores vibrantes e marcantes que contrastam com o verde da vegetação e do paisagismo natural, a série Village revela novos formatos e uma releitura das cores preservando o aspecto artesanal marroquino.
Marrocos, inclusive, é um dos destinos de 2024 do Connectarch, o programa de relacionamento da Decortiles que proporciona experiências para arquitetos e designers de interiores.
Rica em cores, texturas e acabamentos, a azulejaria marroquina empresta esta estética para a nova série que é bem exclusiva com efeito irregular, destonalizado e orgânico. Geralmente encontrado em formatos quadrados e tradicionais, os azulejos desse modelo surgem na proposta 10x40cm, com bastante variação de cores e um relevo que lembra uma superfície amassada. A cartela vai do neutro e monocromático ao mais decorativo.
São oito cores, todas com acabamento brilhante: Agave, Carbon, Cotto, Glacial, Gris, Hijau, Marine e Off White. Destaque para Glacial, que rejuvenesce os ambientes num tom de azul suave bem refrescante. É colorido, mas atemporal. Para paginações que têm efeito decorativo, sem ficar pesado ou datado.
Outro destaque é Carbon, uma cor mais escura, mais pesada. É uma ideia que funciona com tons mais quentes ou terrosos. Ou então com composições mais industriais e cores frias, como o cimento.