Importamos e Distribuímos os melhores pisos, revestimentos, louças, metais e tudo para sua reforma!

Compre hoje, receba quando quiser!

Blog Portilato

piso-para-cozinha-1100x580

Piso para cozinha: principais tipos e dicas para escolher!

A escolha de um piso que se adeque às necessidades da casa e que, junto a isso, potencialize o estilo da decoração, é uma das etapas que mais envolvem pesquisa e necessidade de conhecimento técnico e estético. Por isso, a Incepa está trazendo uma série de dicas que podem guiar você para tornar a escolha muito mais prática e tranquila.

A seguir, são pontuadas características técnicas que devem ser observados antes da escolha do revestimento para o piso da cozinha, além de apresentarmos algumas opções que atendem a todos os pré-requisitos e se adequam a diferentes estilos de decoração. Confira!

Características dos pisos ideais para cozinha

Todo revestimento utilizado em cozinhas deve ser pensado de forma a conciliar estética, segurança e praticidade. Por se tratar de um ambiente de uso recorrente e que proporciona a convivência entre moradores e visitantes, é importante que seja um espaço que acolha a todos. Por isso, a estética entra como fator atrativo.

No entanto, além da estética, é preciso estar atento às características técnicas do seu revestimento. A cozinha é considerada uma área molhada, ou seja, é um ambiente que tem contato direto com água, umidade e gordura. Essa característica deixa o local propício para escorregamento, caso não utilize o revestimento com as características técnicas ideais.

Entre os pré-requisitos para ter um piso seguro na cozinha é necessário que seu revestimento não tenha acabamentos polidos, para contar com uma superfície menos escorregadia. A absorção de água deve ser ≤ 0,5% e coeficiente de atrito ≥ 0,40. Para estar por dentro dessas informações é preciso consultar as características técnicas dos produtos.

Avaliados os aspectos referentes à segurança, outro fator que pode influenciar na escolha do seu revestimento é a facilidade para realizar a manutenção. A cozinha é um ambiente que está em frequente contato com respingos de água, gordura e resíduos de alimentos, por isso, precisa ser de fácil limpeza e, preferencialmente, que não realce possíveis sujidades. Produtos com textura lisa (menos áspera) apresentam mais facilidade de manutenção.

Tipos de piso para cozinha

A cozinha é um dos principais cômodos da casa e um dos melhores para expressar a personalidade dos seus moradores. O piso é parte importante do acabamento em virtude de sua influência no todo da decoração. Por isso, é importante estar por dentro das variedades disponíveis.

A seguir, estão alguns dos tipos de revestimentos para piso e as principais recomendações de uso:

  • porcelanato — um dos mais utilizados por conta de sua resistência, variedade de características técnicas e grande variação de estampas. De fácil aplicação, pode ser uma opção para quem deseja renovar os pisos sem quebra-quebra, pois pode ser aplicado em cima de outros revestimentos;
  • piso cerâmico — muito encontrado nas cozinhas, é uma opção semelhante ao porcelanato, no entanto, devido à forma de fabricação, tem resistência mecânica um pouco menor;
  • ladrilho hidráulico — os ladrilhos têm voltado a aparecer nas decorações das cozinhas e são opções para quem deseja ousar na decoração tanto no piso quanto nas paredes;

A escolha do revestimento ideal para o projeto da sua cozinha vai variar de acordo com o estilo de decoração que pretende aplicar e de acordo com a frequência de uso e com as demandas de quem a utiliza, sempre conciliando as características técnicas.

Tipos de piso mais utilizados atualmente

Alguns revestimentos, em virtude de sua qualidade e capacidade de adequação aos ambientes, nunca saem de moda. Por isso, ainda hoje, os porcelanatos, pisos cerâmicos e ladrilhos hidráulicos são os mais encontrados nas cozinhas das casas brasileiras.

O porcelanato, por causa da versatilidade e grande variação de características técnicas e diversidade de estampas e padronagens, é um dos modelos mais recomendados para utilizar na cozinha.

Anterior

Cobogó: Funcionalidade e estética

Posteiores

Sala e cozinha integradas: confira as principais formas de decoração

Deixe um comentário

Shopping cart
Login

Ainda não tem conta?

Criar Conta
Categorias de Produtos
Siga:
Falar Whatsapp
Falar Whatsapp